quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O Bobo da Colina

Ficava o dia inteiro no alto da montanha. Refletindo. Meditando. Não se movia. Passava horas lá, contemplando o vazio. Analisando sua mediocridade e pequenez humana, procurando encontrar um equilíbrio físico-material-espiritual a fim de alcançar a plenitude da vida. Ninguém o conhece nem nunca o viu. Ele é só um tolo. Não tem todas as respostas para as incertezas da vida. Ele sorri amarelo. E contempla agora o sol. Os raios refletem sobre a cabeleira e barba espessa, pois está há dias lá. Imóvel, sujo e maltrapilho. Porem, com olhar perdido e fixo no horizonte, acredita que o mundo ainda há de ser um lugar habitado por humanos.
Ele ouve vozes internas com mensagens bonitas. Apreço, amor, amizade, confiança, esperança, humildade e paz, entre tantas outras. Ele as ouve com paciência e crença irrefutável. Seu nível de concentração é extremo. Nem pisca os olhos. Mas ele não se importa. As horas se passam e o sol está se pondo. Quem pode lhe dar as respostas? Qual a finalidade disso? Vale a pena se entregar as causas perdidas? O mundo gira a sua volta. Ninguém parece gostar dele. É só um tolo, com idéias igualmente tolas. Ele mal sabe o que fazer. Mas ele pondera. Os outros e que são imbecis por não estarem no seu nível de consciência. Que mal lhes pode causar? O que a angustia não coroe a alma, nem a mais plena alegria consegue aplacar a dor. Ninguém o compreende. Ele é só mais um na multidão. E o desprezo é mais uma forma de sofrimento humano pelas benfeitorias. Há um quê de crueldade em seu olhar. É como se vingasse daqueles que não crêem nas suas convicções. Que mal há em ser bom? Talvez o bom, justifique o mal.
Impávido, está lá, no cume da montanha, meditando por todos os medíocres. É a sua função primordial. O sol se pôs e é hora de repousar agora. Desce a montanha, e vê o mundo girar. E nas suas voltas vê o reflexo do sorriso da alma. Prevendo ainda um futuro melhor para a humanidade. Nem que pra isso precise ser apenas um Tolo da Colina...

Nenhum comentário: