segunda-feira, 6 de junho de 2011

FEITO PRA ACABAR...

Tudo é feito pra acabar um dia. O dia acaba em 24 horas. A alegria e a tristeza acabam de acordo com o estado de espírito de cada um de nós. O amor acaba. A festa acaba. A vida acaba. Enfim, cada ser vivo ou coisa que acontecem no transcorrer da nossa vida hão de acabar. Até o mundo esta fadado, segundo os céticos a ter seu fim. E no meio de tudo isso, estamos nós. Que haveremos de fazer para adaptar-se ao fim? Nada. Se algo na vida nos trás transtornos e contratempos, devemos apenas erguer a cabeça, dar um sorriso e um longo assovio. Nada é por acaso, um velho clichê, aplicável até hoje. Imaginemos às vezes, que tudo é determinado, destinado e previsível. Afinal, inexplicável é a vida para os descrentes, mas ela não é um ocaso. É um reflexo do que fazemos no cotidiano.
Se formos cordiais, educados, determinados, éticos, otimistas e confiantes, as coisas conspirarão a nosso favor. Ao contrario, sendo descorteses, infelizes, preguiçosos, antitéticos, pessimistas e desconfiados, tudo pode ir por água abaixo. Parecem coisas de quem trabalha questões de auto-ajuda, mas realmente convencem aqueles que não são tão crentes de alguns pontos de vista. Somos o que pensamos, e fazemos o que acreditamos. Pode ser um discurso batido, mas parece que funciona. E o elemento básico da mudança é a determinação. Traçar metas e objetivos a serem realizados em longo prazo. Pode até soar obvio, um pastiche da neurociência moderna em estágio menor, mas funciona no cotidiano. Todos nós somos capazes de mudar a nossa atitude. Depende de nós mesmos. Mas também podemos guiar a nossa vida e traçar o nosso destino. E ele nada mais é do que escolhas em momentos cruciais da vida.
No mais, os pormenores e ações são, repito apenas reflexo dos que somos e do que pensamos. Obsoletos, retrógrados, práticos, destemidos, medrosos, audaciosos, abertos, fechados, depressivos, alegres, maníacos, psicopatas, enfim, qualquer enquadramento da psique humana, não importa o determinante em cada ação e reação, iremos todos ter o mesmo destino. E o que vale o orgulho e indiferença? É bom sempre lembrar que tudo é feito pra acabar e quando abrirmos os olhos poderá ser tarde para se arrepender. Mas isso é menos importante quando podemos ser felizes e ver, apesar de todas as mazelas a vida podendo ser vivida e aproveitada sem magoas nem dores, na ternura de sorriso de criança e por de sol. E na escuridão um fio de esperança inda pode arrefecer o coração humano...

Nenhum comentário: