segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

VOCÊ É TÃO BONITA...

Alguém já disse que você é bonita? Não bonita no conceito estético dos padrões vigentes do século XXI. Quando o conceito de beleza está associado a ter um corpo bonito e sarado. Beleza não é isso. Isso é, talvez saúde e vaidade excessiva. Conceito narcisista de o que se é belo é reconfortante. Não julgo beleza no principio de um rosto bonito e um “corpão”. A beleza está embutida nas ações, nos gestos e na maneira de como tratamos o nosso semelhante. Que adianta ser linda e não ter caráter e princípios? Não é uma questão eclesiástica, é uma questão mundana. Não vou me estender nesse comentário, poderá demorar muito. O cerne da questão é a beleza está nos olhos da criança, no sorriso sincero, na mão estendida a quem passa por dificuldade, no expurgo da falsidade, ignorância, dor, estupidez, racismo, da injustiça, da mágoa e todo sentimento ruim do nosso coração. E crer nas coisas boas. É Simples e patético escrever estas linhas.
Como diabos podem-se acreditar nesses tipos de crenças que ninguém dá muita trela? Quão algo pode tornar-se belo se nem eu mesmo posso levar adiante algo que não me comove muito menos causa impressão positiva no meu cotidiano? Como se pode perceber a beleza quando por dentro sentimo-nos imundos? Se uma mosca pousa nos meus olhos como posso enxergar a flor do campo a minha frente? A beleza não é prostra-se de poderoso e egoísta diante do mundo, e sim desprover-se de todos os estigmas impostos pela própria mente que trava certas noções da vida. Ora, por que se lamentar por coisas que fizemos errado? Nem de coisas que não fizemos. Fazemos as coisas e pronto. Fazemos porque fazemos. É assim. Tudo tem sua causa e conseqüência. Por que fechar os olhos pra dentro de nós mesmos? A beleza está em cada um de nós. Mas ela se acabrunha e fica sem graça.
E, se nos confortamos em escondê-la e por que nos apraz deixá-la num canto d alma mofando e estática, sem poder mostrar a face? É complexo explicar a beleza se ela está nos olhos de quem vê. Cada um tem dois olhos pra ver e enxergar. Coisas belas e atrocidades podem ter peso igualitário. Depende de quem está vendo. Ou enxergando. Quem sabe um dia a beleza resolve mostrar a cara e sobressaltar aos olhos dos incautos e expandir-se a um horizonte onde a vista não alcança e muda tudo? Se quem o ama o feio, bonito lhe parece, por mais tola que seja a afirmação, ela faz muito sentido...

Nenhum comentário: